Português  Español 

Notícias

Troca de conhecimentos marca segundo dia do XII Congresso Mundial de Administração
18/11/2016
Estudantes, docentes, mestres, doutores, profissionais da Administração e também de outras áreas... Todos reunidos em busca de um mesmo objetivo: a busca de conhecimento. O segundo dia de conferências do XII Congresso Mundial de Administração na Universidad de Cartagena resumiu-se em um verdadeiro centro de aprendizagem. Foram apresentados 28 trabalhos científicos que discorreram sobre o tema central do evento: “Práticas de Gestão para Empresas do Século XXI: A Organização do Futuro” nos segmentos público, privado e ensino. Divididos entre três salas, os idiomas espanhol e português já se misturavam devido o compartilhamento de ideias, informações, teorias e técnicas da Administração.

De acordo com Diretor da Faculdade de Administração da ESPM-Sul e coordenador do comitê científico do Mundial, Prof. Adm. Roberto Luiz Salazar, além da troca realizada com os estudantes, a partir da participação por meio dos trabalhos, o Congresso também trouxe renomados congressistas e diferentes conteúdos que qualifica e enriquece os participantes. “Como foi dita em uma das palestras, é preciso pensar fora da caixa e é isso que estamos fazendo aqui”, destacou. Já para o docente da Universidad de Cartagena, que foi mediador de uma das salas de apresentações de trabalho, Locanno Florez, é muito importante realizar momentos como este. “As temáticas que foram abordadas são extremamente atuais, além disso, trazer a apresentação de trabalhos que tratam justamente sobre os assuntos levantados, acrescenta ainda mais no conhecimento dos participantes”, ressaltou.

Os temas expostos nas diferentes salas se equiparam. O aluno Oscar Andres Galindo Rodriguez, no trabalho “Propuesta de un modelo de cultura de innovación para los programas de administración de empresas en las universidades de Colombia”, apontou que é preciso saber o que será realizado daqui há 30 anos e que a Colômbia deve ser um espaço de inovação. Em contrapartida, a advogada Andrea Abrahao Costa, autora do trabalho sobre carros autônomos, destacou que é preciso avançar tecnologicamente, porém com cuidado, pois as consequências podem ser graves no âmbito judicial. Concomitante, na outra sala, o estudante Enrique Alfonso Ochoa de Arcos falou sobre ponto de equilíbrio, estratégia de crescimento, análise de custo benefício, integração interpessoal e controle financeiro, expondo a parte teórica e fundamental da ciência da Administração.

Outro trabalho de grande relevância teve como título “La Riqueza de los Barrios Pobres: El spíritu empreendedor em las villas”, que fez um comparativo entre a vila 31, de Buenos Aires com a favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. O objetivo foi identificar empreendedores de acordo com seu contexto cultural e social. O tema gamificação, apresentado por Henrique Bohnenberger trouxe ao público o uso de dinâmicas de jogos para engajar colaboradores dentro das empresas, explicando que para isso é preciso criar um ambiente de inovação.

Dentre os assuntos apresentados estão mobilidade urbana e desenvolvimento de carros autônomos, o perfil do curso de Administração, impacto das tecnologias da informação, propostas de cultura de inovação para programas de Administração de empresas, gamificação nos processos de gestão empresarial, técnicas para modernização de currículos em Administração, entre outros. Confira abaixo todos os trabalhos apresentados:

- La Organización del Futuro: Estructuras Desestructuradas
Hugo Luis Aranda; Mirtha Edith Encina; Elsa Cristina Palmeyro

- O papel das organizações na mobilidade urbana: o desenvolvimento de carros autônomos e a responsabilidade civil por danos
Andrea Abrahao Costa; Ana Carolina; Elaine dos Santos Guedes de Castro

- "Perfil de la titulación en Administración: uma propuesta para la Universidad Colombiana“
Deivi Francisco Becerra Rodríguez; Jhon Antuny Pabón León; Magda Zarela Sepúlveda Angarita

- Impacto de las tecnologias de información y comunicación sobre al intraempriendimiento
Omar Alexander León García

- Influência do modelo europeu no ensino superior em administração no Brasil: uma análise sobre a ótica da redução sociológica
Adriana Delbrücke Krammes; Fábio Fernando Schlesener

- O “potencial on-line” das escolas de negócios – o impacto dos indicadores das escolas de negocio latino-americanas sobre as pesquisas no Google
Geraldo Leopoldo Silva de Torrecillas; Thiago Perez Bernardes de Moraes

- Gamification: Inserção da Gamificação nos Processos de Gestão Empresarial
Henrique Bohnenberger

- Propuesta de un modelo de cultura de innovación para los programas de administración de empresas en las universidades de colombia
Oscar Andres Galindo Rodriguez

- Perfil e motivação dos acadêmicos de administração da escola de gestão e negócios da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Higor Caixeta Batista; Renato Mendes Silva;Tereza Cristina Pinheiro de Lima

- Enfoques epistemológicos aplicados a la investigación de las organizaciones
Eliecer Mayorca Capataz

- Comparativo de estudo de caso sobre a governança corporativa aplicada ao setor público de uma universidade federal brasileira e o novo modelo de governança das instituições de ensino superior europeu
Jacqueline de Andrade; Edvandra Augusta Machado Pereira; Nicemara Cardoso Silva

- Lower financial literacy induces use of informal credit
Danilo Braun Santos; Wesley Mendes da Silva; Lauro Emilio Gonzalez Farias

- Tendencias de la educación y práctica empresarial: tres enfoques para la modernización del currículo em Administración
Luz Stella Arenas Pérez; José Antonio Hernández Ramírez; Marlen del Socorro Fonseca Vigoya

- Present parents induce responsible behavior in young people with regard to the use of credit: a comparison between the United States, France and Brazil
Danilo Braun Santos; Wesley Mendes da Silva; Jill Norvilitis; Luciana Massaro Onusic

- A experiência de implementação do modelo de excelência em gestão
Monique Regina Bayestorff Duarte de Sousa; Karen Sabrina Bayestorff Duarte; Manuela Coelho Perez; Maurício Vasconcellos Leão Lyrio;

- A importância do marketing de relacionamento para fidelização do cliente em empresas de pequeno porte
Leila Urioste Rosso Pires; Amauri Ramos Júnior

- La evaluación del desempeño y su relación con otros procesos de gestión humana en organizaciones de la ciudad de Cartagena
Adolfredo Peña Carrillo

- Nuevo formato comercial que afecta al mercado objetivo de grandes superficies y tiendas de barrio: tiendas ara en Cartagena de Indias
Emperatriz Londoño

- Sistema de gestão do risco operacional utilizando a ferramenta balanced scorecard em uma ices
Neusa Maria Gonçalves Salla; Rosane Mousquer

- Processo de diagnóstico organizacional: proposta de framework baseado na relação interdisciplinar entre gestão e design
Adriano Wagner; Eugenio Andréz Díaz Merino

- Gestão de pequenos projetos (modelo ideal versus escopo) e moc (management 1of change) nas unidades da Yara em Rio Grande, RS, Brasil
Bruna de Oliveira Ferreira; Leonardo Betemps Kontz

- Guía gerencial para la administración estratégica de las pymes
Enrique Alfonso Ochoa de Arcos

- Los sistemas de gestion de la calidad y la competitividad en las organizaciones
Cesar Augusto Perdomo Guerrero

- El mar y la condición hegemónica del poder de la economia
Enrique Alfonso Ochoa de Arcos

- A riqueza das favelas, o poder econômico da multidão escondido entre morros e vielas: uma análise comparativa entre os empreendedores das maiores favelas do Brasil e da Argentina - Rocinha e Villa
Vinícius Mendes Lima

- Análise da viabilidade econômica e financeira para investimento em uma pequena central hidrelétrica (PCH)
Mayara Aparecida Rezende Martins; Fernando Gonçalves Custódio

- Google adwords como ferramenta de vantagem competitiva numa metalúrgica do estado do Espírito Santo – Brasil
Luiz Claudio Pereira; Thiago Maganha Fontoura

- Processos organizacionais e tecnologia da informação: um estudo de caso numa empresa de materiais de construção civil na cidade de Tabatinga-Amazonas-Brasil
Drucila Macario Figueredo; Adiny Heimy Muller Cordeiro; Ana Lucia Aparício da Silva; Isabel Cristina Figueiredo Quintero

Apresentação

CARTAGENA DAS ÍNDIAS É A SEDE DO MUNDIAL DE ADMINISTRAÇÃO 2016.

                   E A UNIVERSIDADE DE CARTAGENA SERÁ O PALCO DO EVENTO

            (Cra. 6, #36-100, Calle de la Universidad, Cartagena, Colombia, Bolívar, Colômbia)

MAIS UM GRANDE EVENTO DA PROFISSÃO!

O Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul - CRA-RS – Brasil e o Consejo Profesional de Administración de Empresas – CPAE – Colômbia, doravante identificados por suas siglas, apresentam a realização do XII Congresso Mundial de Administração na Cidade de Cartagena de Índias, Colômbia, no período de 16 a 19 de novembro de 2016. 

Trata-se de mais uma oportunidade de aprofundar conhecimentos a partir de uma visão externa, agora na latitude Norte da América do Sul, na Colômbia, país que sustenta considerável índice de crescimento e que detém profundas raízes culturais que unem os Ibero-americanos e, especialmente, os Latino-americanos.

Importa referir que os países Latino-americanos constituem um dos espaços culturais de maior harmonia, mesmo que haja, ainda, uma intolerável injustiça, discriminação e exploração por superar, porém pelo desenvolvimento político e cultural atingido nas últimas duas décadas principalmente, nos permite ter esperança de que essas expressões de violência e intolerância serão substituídas por soluções dialogadas e democráticas e pela aplicação da Ciência da Administração, com elevação da ética, da eficiência e da eficácia das organizações constituídas, sejam elas públicas ou privadas.

A Ciência da Administração, por sua inegável importância, tem papel fundamental no desenvolvimento dos povos e das nações da América Latina. Não fosse isso caberia perguntar: Por que tantas Instituições de Ensino Superior (particulares ou de governo) se empenham em ensinar Administração? É puro Negócio de ocasião, visão de futuro ou exigência de Mercado? O fato é que já existem milhares de pessoas e organizações envolvidas nisso, estudando, discutindo, criando teorias, novos conceitos e modelos de gestão, com o propósito de tornar as organizações mais céleres, produtivas, lucrativas e socialmente justas com o meio ambiente. 

SÍNTESE HISTÓRICA DAS EDIÇÕES DO EVENTO

Congresso Mundial de Administração

Idealizada no ano de 2004, teve sua primeira edição realizada neste mesmo ano no Brasil (Gramado). A sua segunda edição ocorreu em 2005 na Alemanha (Hannover e Niemburg); a terceira em 2006 no Brasil (Gramado); a quarta em 2007 em Portugal (Coimbra); a quinta em 2008 no Brasil (Porto Alegre); a sexta em 2010 no Canadá (Quebec); a sétima em 2011 na Itália (Torino) e Suíça (Genebra); a oitava edição em 2012 no Brasil (Rio de Janeiro), a nona edição em 2013 no Brasil (Gramado/RS) e a décima edição em janeiro de 2015 em Portugal (Porto) e em Porto Alegre, juntamente com o XXIV ENBRA.

Sobre a cidade

Cartagena das Índias, ou simplesmente Cartagena, é uma simpática cidade colombiana margeada pelo Mar das Caraíbas, onde impera o charme dos séculos passados sem deixar de dar vez à modernidade dos dias atuais. O lugar tem uma localização estratégica, por isso foi sede de um importante porto durante o período colonial e, consequentemente, a região se desenvolveu e tornou-se alvo constante de ataques piratas. 

A Cidade Amuralhada é o coração de Cartagena; nela fica a parte antiga da cidade, que concentra grande parte dos pontos turísticos da região. Construída como forma de proteger Cartagena dos ataques que sofria, a muralha, além de ser um dos melhores passeios num fim de tarde, preserva ruelas charmosas, igrejas, praças, restaurantes, museus, bares e edifícios de arquitetura colonial com varandas floridas que são pura beleza!

Seja dia ou noite, Cartagena é superanimada. Com o sol a todo vapor e as temperaturas altas (que não são raridade), não faltam passeios, pontos turísticos e lojinhas para conhecer; à noite, a cidade se enfeita com suas luminárias retrôs e carruagens, que por um breve momento transmitem a sensação de que voltamos no tempo. 

Cartagena é um destino voltado para a glória do passado. Um lugar para conhecer edifícios antigos, igrejas, castelos e conventos, mas, ao mesmo tempo, para ter muita infraestrutura. É fácil comer bem na cidade e encontrar atividades para fazer, especialmente para quem curte história. 

Fonte: Melhores Destinos 

Programa

TEMA CENTRAL: Práticas de Gestão para Empresas do Seculo XXI:  A Organização do Futuro

Blocos temáticos e temas específicos 

Segmento Público:

  1. Panorama Global sobre as Finanças da América Latina.
  2. Cidades Inteligentes: Carros Autônomos, Mobilidade Urbana.
  3. Politicas de Enfrentamento das Alterações Climáticas

Segmento Privado:

  1. A Era do BIG DATA: O uso inteligente da informação como vantagem competitiva.
  2. Organização Incubadora e os Cases de Sucesso: Transformando projetos em empreendimentos.
  3. A Empresa do Século XXI.

Segmento do Ensino:

  1. Instituições Modelo de Ensino de Administração na América Latina.
  2. O Modelo Europeu de Ensino Superior e sua eficiência.

 

PROGRAMAÇÃO PRÉ-CONGRESSO

15/11 - Deslocamento para Cartagena
16/11 - Manhã: Visita guiada a cidade de Cartagena
16/11 - Tarde: Livre

PROGRAMAÇÃO PANAMÁ 

20/11 - Deslocamento para o Panamá
21/11 - Manhã: Visita Técnica ao Canal do Panamá - Miraflores
23/11 - Retorno ao Brasil

 

PROGRAMAÇÃO 

de 16 a 19/11 - XII Congresso Mundial de Administração

Universidad de Cartagena

Auditorio Paraninfo / Claustro San Agustín

Endereço: Cra. 6, #36-100, Calle de la Universidad, Cartagena, Colombia, Bolívar, Colômbia

 

 
16/11/2016 - Quarta-Feira
17:00 - 18:00
Credenciamento e Coquetel de Boas Vindas
Universidad Tecnológica de Bolívar, sede Manga
Calle del Bouquet cra.21 #25-92, Cartagena, Bolívar.
 
17/11/2016 - Quinta-Feira
08:30 - 09:00
Credenciamento
09:00 - 09:30
Abertura Oficial
Auditorio Paraninfo / Claustro San Agustín
Universidad de Cartagena
Endereço: Cra. 6, #36-100, Calle de la Universidad, Cartagena, Colombia, Bolívar, Colômbia
09:30 - 10:45
Conferência Magistral: A Empresa do Século XXI
Conferencista: Administrador de empresas Álvaro Urquijo Gómez (Bogotá/Colômbia)
Administrador de Empresas e Especialista em Política Social da Pontificia Universidad Javeriana (Bogotá)

10:45 - 11:00
Coffee break
11:00 - 12:15
Conferência: Panorama Global sobre as Finanças da América Latina
Conferencista: Prof. Víctor Orlando Sánchez Beltrán,
Profesional en Gobierno y Relaciones Internacionales, de la Universidad Externado de Colombia

12:15 - 14:00
Almoço
14:00 - 15:15
Conferência: A Era do BIG DATA: O uso inteligente da informação como vantagem competitiva
Conferencista: Vanessa Pugliese (São Paulo/Brasil)
Gerente Regional de Marketing na IBM, Brasil
15:15 - 15:30
Coffee break
15:30 - 17:00
Painel: Organização incubadora e os cases de sucesso: transformando projetos em empreendimentos
Case 1:
TNSolution - Soluções inovadoras em nanotecnologia,
Palestrante: Eng. Gabriel Nunes (Florianópolis/SC)
Sócio e Diretor de Operações da TNS Nanotecnologia
Case 2:
Emprendimientos de éxito de Base Tecnológica"
Palestrante: Doris Marlene Olea Suarez - Ingeniera Industrial, Especialista en Educación en Tecnología, premio a la mujer Ingeniera en Responsabilidad Social Empresarial 2015, asociada a la red del Ecosistema Emprendedor de América Latina y del Caribe.

 
18/11/2016 - Sexta-Feira
09:00 - 10:15
Conferência: Cidades Inteligentes: carros autônomos, mobilidade urbana
Conferencista: Maria Claudia Peña (Cartagena das Índias)
10:15 - 10:30
Coffee break
10:30 - 11:45
Conferência: Políticas de enfrentamentos das alterações climáticas
Conferencista: Dra. Antropóloga Mayanna Lahsen – (São Paulo/Brasil)
Antropóloga cultural do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), estuda a política da ciência das mudanças climáticas.
A confirmar
12:00 - 14:00
Almoço
14:00 - 15:15
Visita guiada a Universidade de Cartagena
15:15 - 15:30
Coffee break
15:30 - 17:00
Apresentação de Papers
21:00 - 23:00
Jantar de confraternização (por adesão)
 
19/11/2016 - Sábado
08:30 - 10:00
Painel: Instituições modelo de ensino de Administração na América Latina
Case 1:
ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) – Brasil
Palestrante: Professor Mestre Roberto Luis Alves Salazar (Porto Alegre/Brasil)
Diretor do Curso de Administração da ESPM – Sul, Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Case 2: Universidad de Cartagena – Colombia
Palestrante: Maria Eugenia Navas Rios (Cartagena/Colômbia)
Administradora da Universidade de Cartagena, especialista em área de mercado Universidad EAFIT

Case 3: O ensino da Administração na Bolívia
Lic. Adm Alberto Nelson Vargas Callejas (La Paz/Bolívia).
Professor e consultor de Organização e Métodos (OyM), Analista de Processos (BPM) e Analista de Desenvolvimento Organizacional (D.O.)


10:00 - 11:15
Conferência: O modelo europeu de ensino e sua eficiência
Conferencista: Professora Luísa Cerdeira (Lisboa/Portugal)
Administradora da Universidade de Lisboa
(Apresentação por vídeo conferência gravada)

Debatedor:
- Prof. Adm. Nadir Becker (São Leopoldo/Brasil)
Professora na Faculdade IENH e Universidade UNISUL


11:15 - 12:00
Encerramento e entrega de certificados
 
20/11/2016 - Domingo
00:00 - 00:00
Retorno para o Brasil, permanece na Colômbia ou Deslocamento para Panamá

No Panamá:
Check in no Hotel
 
21/11/2016 - Segunda-Feira
09:00 - 12:00
Visita técnica ao Canal do Panamá - Miraflores
 
23/11/2016 - Quarta-Feira
00:00 - 00:00
Retorno para o Brasil

Conferencistas

Álvaro Urquijo Gómez

Universidad Javeriana

Maria Eugenia Navas Rios

Universidad de Cartagena

Vanessa Pugliese

IBM do Brasil

Maria Claudia peña

Doris Marlene Olea Suarez

Universidade Distrital Franci

Gabriel Nunes

TNS Nanotecnologia

Mayanna Lahsen

INPE

Roberto Luis Alves Salazar

ESPM - Sul

Luísa Cerdeira

Universidade de Lisboa

Víctor Orlando Sánchez Beltrán

Universidad Externado de Colom

Inscrição

Participante

Valores até dia 15/10

Valores a partir de 16/10

Valor U$

 Valor R$

 Valor U$

 Valor R$

Administradores Registrados

$      90,00

 R$   297,00

 $         99,00

 R$      326,00

Estudante de Administração

$      70,00

 R$   231,00

 $         77,00

 R$      254,00

Participantes com Trabalhos Científicos

$      70,00

 R$   231,00

 $         77,00

 R$      254,00

Outros Profissionais

 $   120,00

 R$   396,00

 $       132,00

 R$      436,00

Empresários

 $   180,00

 R$   594,00

 $       198,00

 R$      653,00

Acompanhante

 $      50,00

 R$   165,00

 $         55,00

 R$      181,00

* Os valores em R$ foram convertidos pelo dólar turismo do dia 07/08/2016, de R$ 3,30

O VALOR DA INSCRIÇÃO INCLUI: 

Participante:

- Participação no evento; 

- Certificado de participação; 

- Material do evento; 

- Coquetel de abertura; 

- Coffee break;

Acompanhantes:

- Solenidade de abertura;

- Coquetel de abertura; 

- Coffee break; 

 

Trabalhos

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Prorrogados os prazos para envio de trabalhos!

Prazos: 

- de 16/08/2016 a 30/09/2016 - Submissão de Artigos

- 15/10/2016 - Aprovação dos trabalhos

- 24/10/2016 - data limite para pagamento da taxa de inscrição no Congresso Mundial de Administração

 

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

 

O XII Congresso Mundial de Administração, promovido pelo CRA/RS, CFA, CPAE/COLOMBIA terá como tema central das discussões “Práticas de Gestão para Empresas do Século XXI: A Organização do Futuro”.

O evento ocorrerá de 16 a 19 de novembro de 2016.

1. DA MODALIDADE E DOS TEMAS

1.1. Os trabalhos encaminhados ao XII Congresso Mundial de Administração serão aceitos na modalidade de artigos e devem versar sobre questões relacionadas ao temário do evento e segmentos 

1.2.  Dos temas:

Segmento Público:

Panorama Global sobre as Finanças da América Latina.
Cidades Inteligentes: Carros Autônomos, Mobilidade Urbana.
Políticas de Enfrentamento das Alterações Climáticas.

Segmento Privado:

MANAGEMENT 3.0: Um conceito que pode revolucionar a Gestão da sua Empresa.
A Era do BIG DATA: O uso inteligente da Informação como vantagem competitiva.
Organização Incubadora e os Cases de Sucesso: Transformando projetos em empreendimentos.
A empresa do século XXI              

Segmento do Ensino:

Instituições modelo de Ensino de Administração na América Latina.
O Modelo Europeu de Ensino Superior e sua eficiência.

2. DA CERTIFICAÇÃO

2.1 Os artigos classificados e apresentados durante o XII Congresso Mundial de Administração serão certificados.

2.2 Os professores orientadores dos trabalhos dos estudantes receberão ‘Certificado de Participação’ do XII Congresso Mundial de Administração.

2.3 - Ficam assegurados ao Sistema CFA/CRAs todos os direitos previstos no art. 111 da Lei 8666/93, inclusive:

I) a cessão gratuita dos direitos de publicação, implicando na faculdade de fazer publicar quaisquer dos trabalhos classificados;

II) a reprodução – em qualquer lugar, tempo, meio de comunicação ou idioma - de toda o artigo ou parte dele, a critério do Sistema CFA/CRAs;

III) todos os demais direitos de autor.

2.3 - Na hipótese da publicação dos trabalhos:

I) a cada autor de trabalho publicado serão oferecidos cinco exemplares da edição específica;

II) a identificação do autor do trabalho constará sempre de qualquer edição ou reprodução.

3. DOS PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

3.1. O interessado em submeter o(s) seu(s) artigo(s) à apreciação do Comitê Científico do evento deverá fazê-lo por meio do site www.mundialdeadministracao.com.br, anexando dois tipos de documentos, a saber:

Artigo: realização de upload do artigo na íntegra; e

Resumo Expandido do Artigo: preenchimento de campos pré-estabelecidos no sistema.

3.2.  Ao submeter o artigo o autor não deverá realizar nenhum tipo de identificação de sua autoria no texto ou nos campos preenchidos através do sistema, sob pena de desclassificação.

3.3. Os artigos deverão possuir no máximo 04(quatro) autores, sendo permitida a submissão de até 02 (dois) artigos por autor.

3.4. O artigo deverá ser enviado respeitando as orientações contidas no item 4 deste regulamento.

3.5.  Nesta etapa não é necessário efetuar o pagamento da inscrição no evento, mas apenas realizar a inscrição para ter acesso ao sistema de submissão de trabalhos.

3.6. Os autores que tiverem seus artigos selecionados para apresentação no XII Congresso Mundial de Administração receberão a comunicação de aprovação por e-mail e deverão efetuar suas inscrições na data prevista no item 10.3, com desconto especial já concedido.

3.6.1. A publicação dos artigos selecionados nos anais do XII Congresso Mundial de Administração dar-se-á somente mediante o pagamento da inscrição do autor ou de pelo menos um dos co-autores.

3.6.2. O autor do artigo selecionado deverá confirmar a sua apresentação até o dia 24/10/2016, indicando o nome do apresentador no caso de exposição oral.

3.7.  No momento da submissão o autor deverá indicar a qual dos temas listados no item 1.2 relaciona-se o artigo a ser submetido.

3.8. Artigos enviados por estudantes de graduação deverão obrigatoriamente ter a participação de um professor orientador como co-autor.

4. DOS FORMATOS DO RESUMO E DO ARTIGO

4.1.  Os resumos expandidos e artigos submetidos, obrigatoriamente, devem ser compostos dos seguintes itens:

Título

Introdução (com objetivo e relevância);

Metodologia;

Fundamentação;

Resultados;

Conclusão;

Referências Bibliográficas.

4.2.  É obrigatório o preenchimento de todos os campos do site de submissão dos artigos, tendo o resumo expandido o limite de 2.400 (duas mil e quatrocentas) palavras, incluindo espaços. Não incluir ilustrações, tabelas e gráficos no resumo expandido.

4.3. Os artigos submetidos, obrigatoriamente, devem apresentar o seguinte formato: 

Editor de texto: Office XP ou posterior; 

Configuração das páginas :

Tamanho do papel: A4 (29,7 x 21 cm); 

Margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm, direita 2 cm; 

Fonte e Corpo do texto:  arial, corpo 12;

Espaçamentos: simples (entre caracteres, palavras e linhas). 

Conteúdo da primeira página: 

O título do artigo em caixa alta. 

Conteúdo da segunda página:

O resumo com no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, em um único parágrafo; 

O abstract com no mínimo 10 e no máximo 15 linhas, em um único parágrafo; 
Key-Words.

Conteúdo das páginas subsequentes

O artigo com no máximo 15 (quinze) páginas, além das duas páginas iniciais citadas acima, incluindo ilustrações, bibliografia e notas.

Tamanho do Arquivo:

O artigo deverá ser enviado no formato PDF com o tamanho máximo de 4 Mb

Artigos com tamanhos e extensões diferentes serão recusados automaticamente pelo sistema.

4.4. Orientações Gerais:

Idioma: 
Serão aceitos artigos e respectivos resumos expandidos em português, inglês e espanhol.

5. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

5.1. Cada artigo será submetido a dois avaliadores utilizando o sistema “blind review” a fim de assegurar o anonimato do artigo e preservar o resultado do processo.

5.2.  Os artigos estarão vinculados ao número de inscrição no evento; e os nomes dos autores dos trabalhos selecionados somente serão divulgados após o término do processo de avaliação.

5.3. Os artigos selecionados serão apresentados oralmente na programação do congresso.

5.4.  Os artigos serão avaliados considerando os seguintes critérios:

Aderência ao tema central do evento e abordagem contemporânea, de fácil leitura e entendimento;

Clareza na formulação dos objetivos e comprovação de seu atendimento no desenvolvimento do texto e nas conclusões apresentadas; 

Adequação entre dados e metodologia aplicada;

Validade e comprovação das conclusões apresentadas;

Contribuição e relevância do artigo para pesquisas futuras e aplicações práticas.  

5.5 Os avaliadores se valerão dos critérios acima especificados e de uma tabela de pontos para definir a classificação dos trabalhos a serem selecionados.

5.6 Não haverá divulgação da pontuação e nem da posição final dos classificados, exceto a relação dos classificados por ordem alfabética.

5.7 Em caso de discordância sobre a avaliação por parte dos avaliadores, o artigo será avaliado por um terceiro avaliador para indicação final.

5.8 Não serão aceitos quaisquer recursos contra as decisões tomadas pelo Comitê Científico do XI Congresso Mundial de Administração.

6. DA DESCLASSIFICAÇÃO

6.1.  Serão desclassificados os artigos que: 

Não versarem sobre o os temas estabelecidos no item 1 deste regulamento;

Não estiverem de acordo com a formatação estipulada no item 4 deste regulamento;

Possuírem qualquer tipo de identificação do(s) autor(es) e co-autor(es) no corpo do texto;

Não cumprirem qualquer um dos prazos estabelecidos no item 10 deste regulamento.

7. DO COMITÊ AVALIADOR

7.1. Todos os trabalhos recebidos serão analisados e avaliados pelo Comitê Científico do evento constituído exclusivamente para este fim e formado pelos seguintes membros e entidades:

Prof. Msc. Roberto Salazar – ESPM  – Coordenador do Comitê

Prof. Dra. Iara Silva

Prof. Dr. Diego Costa Pinto

Prof. Dr. Adalberto Garcia

Prof. Carlos Barbosa Júnior

Prof. Dr. Fábio Pesavento

Prof. Dr. Fernando Santini

Prof. Dra. Frederick Mette

Prof. Dr. Gabriel Schlatter

Prof. Dra. Márcia Herter

Prof. Dra. Mellina Terres

Prof. Dra. Valesca Reichelt 

prof. Msc Carlos Eduardo dos Santos Sabrito

Prof. Nadir Becker 

Prof. Maria Eugenia Navas Rios

Prof. Tomas José fontalvo Herrera

Prof. Alvaro Andres Escobar Espinoza

8.  DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

8.1.  A apresentação dos artigos selecionados será uma obrigatoriedade sine qua non do autor e/ou do(s) co-autor(es). No caso da impossibilidade de o autor e co-autor(es) estarem presentes, os mesmos poderão nomear um apresentador para o artigo desde que este esteja devidamente inscrito e confirmado no evento. A confirmação se dará mediante o pagamento da inscrição.

8.2. As apresentações dos artigos no XII MUNDIAL deverá adotar os seguintes critérios:

Máximo de 20 minutos para a apresentação;

Máximo de 10 minutos para perguntas do público e debates.

8.3. A coordenação do evento disponibilizará projetor multimídia que poderá ser utilizado durante a apresentação.

9. DOS CERTIFICADOS

9.1.  Serão expedidos os seguintes certificados:

Certificado de Participação no XII Congresso

Mundial de Administração.

Certificado de Autor/co-autor de artigo(s) aprovado(s).

10. DOS PRAZOS

10.1. Submissão de artigos: os artigos deverão ser encaminhados através do endereço: www.mundialdeadministracao.com.br ,  a partir do dia 16/08/2016 até a meia-noite do dia,30/09/2016. Horário oficial de Brasília. Atenção: a inscrição no evento é condição preliminar para o encaminhamento de artigo(s) conforme estabelecido no item 3.5.

10.2. Aprovação dos trabalhos: a decisão sobre a aceitação ou não do artigo será comunicada a cada autor até o dia 15/10/2016.

10.3. Inscrição do autor ou coautor: a data limite para pagamento da taxa de inscrição para o Congresso Mundial é 24/10/2016.

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1. A Comissão Organizadora do XI Congresso Mundial de Administração se abstém de qualquer responsabilidade quanto à hospedagem, ao transporte e/ou a quaisquer outros custos relativos à apresentação dos trabalhos, dos autores e co-autores que tiverem seus artigos selecionados para apresentação durante o XII Congresso Mundial de Administração.

11.2 Os autores, co-autores e orientadores dos trabalhos apresentados e aprovados não poderão cobrar quaisquer despesas, honorários, reembolsos; nem reivindicar direitos autorais ou direitos de imagem pelas exposições e divulgação que o Sistema CFA/CRAs dará a esses artigos, seja no formato impresso ou digital

11.3 Ficam impedidos de concorrer à apresentação dos artigos: os membros do Comitê Científico do XII Congresso Mundial de Administração, os Conselheiros e os funcionários do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Administração.     

11.4 A submissão de artigo significa a aceitação, de forma ampla e irrestrita, por parte do candidato, de todas as exigências e disposições deste Regulamento.

11.5 Os casos omissos serão analisados pelo Comitê Científico do XII Congresso Mundial de Administração e, em última instância, pelo Comitê Organizador Nacional do XII Congresso Mundial de Administração.

11.6. Para quaisquer esclarecimentos adicionais, contatar Iara Rosita, pelo e-mail: artigomundial@crars.org.br, ou pelo telefone (51) 30144702.

Promoção e Realização

Promoção e Realização

Co-Promoção

Apoio

Organização

Comissão Organizadora

Presidentes das Instituições Promotoras

Conselho Federal de Administração
Presidente Adm. Sebastião Luiz de Mello

Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul
Presidente Adm. Valter Luiz de Lemos

CPAE - Consejo Profesional de Administración de Empresas
Presidente: Lic. Olga Parra Villamil

 

Instituições e Entidades Parceiras

Brasil
CRA/RS

Colombia

CPAE - Consejo Profesional de Administración de Empresas

Universidade de Cartagena 

 

Comitê Gestor no Brasil

Adm. Valter Luiz de Lemos  - CRA-RS
Adm. Rogério de Moraes Bohn – CRA-RS

Comitê Gestor na Colombia

Lic. Olga Parra Villamil  - CPAE-Colombia
Prof. Jose David Patiño Moncada 

 

Comitê Científico

Prof. Msc. Roberto Salazar – ESPM  – Coordenador do Comitê

Prof. Dra. Iara Silva

Prof. Dr. Diego Costa Pinto

Prof. Dr. Adalberto Garcia

Prof. Carlos Barbosa Júnior

Prof. Dr. Fábio Pesavento

Prof. Dr. Fernando Santini

Prof. Dra. Frederick Mette

Prof. Dr. Gabriel Schlatter

Prof. Dra. Márcia Herter

Prof. Dra. Mellina Terres

Prof. Dra. Valesca Reichelt 

prof. Msc Carlos Eduardo dos Santos Sabrito

Prof. Nadir Becker 

Prof. Maria Eugenia Navas Rios

Prof. Tomas José fontalvo Herrera

Prof. Alvaro Andres Escobar Espinoza

 

Comitê Executivo Local

Adm. Valter Luiz de Lemos
Adm. Rogério de Moraes Bohn
Adm. Maria Cristina Leal Pacheco
RP Jane Carvalho (RRPP Eventos)

Apoio Operacional

Iara Rosita Correa Cesar
Leonardo Scott

Jacobo Beltrán Garzón

Secretaria

Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul
Rua Marcílio Dias, 1030 / Menino Deus
Porto Alegre / RS / CEP: 90130.000
Fone: (55) 51 3014.4701 / Fax: (55) 51 3231.6652
eventos@crars.org.br
www.crars.org.br

Agência de Viagem

CARTAGENA DAS ÍNDIAS + PANAMÁ

 Agência Oficial do Evento
Voucher Operadora de Turismo
Av. Princesa Isabel, 729 – Bairro Santana - Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3232.4288 / 3017.1777 0800.6014288
Email: moacir@voucherturismo.com.br
Contato: José Moacir de Oliveira Junior ou Vinícius Aragonez

ROTEIRO BÁSICO DE VIAGEM

15/11/16 -  terça-feira de manhã

Saída do Brasil conforme aeroporto de origem, pela Copa Airlines

A tarde chegada na Cidade de Cartagena das índias, Colômbia.

Check-in no hotel Holliday inn Express, Localização Boca Grande

16/11/16 – quarta-feira

Visita guiada a cidade de Cartagena das Índias.

Tarde Livre.

Noite, credenciamento no evento e coquetel de Boas Vindas.

17. 18 e 19/11/16 – quinta-feira, sexta-feira e Sábado

XII Congresso Mundial de Administração

20/11/16 – Domingo

Manhã, check out no Hotel Holiday inn em Cartagena das Indias e Embarque para o Panamá

Tarde, Chegada na cidade do Panamá e check in no Hotel Holiday inn

21/11/16 – segunda-feira

Manhã/Tarde: Visita técnica ao Canal de Miraflores/Panamá

22/11/16 – terça-feira Livre

23/11/16 - Quarta: retorno para o Brasil.

 O PACOTE INCLUI:

- Passagens aéreas;

- Hotel na Cidade de Cartagena das Índias (05 pernoites), com café da manhã e txs hoteleiras;

- Hotel na cidade do Panamá (3 pernoites) com café da manhã e txs hoteleiras;

- Transfers aeroporto – hotel – aeroporto em Cartagena das Índias e Panamá ;

- Deslocamentos internos:
   Visita guiada a cidade de Cartagena das Índias;

   Hotel- Universidade – Hotel nos dias do evento (dias 17, 18 e 19 de novembro);

   Hotel – Local do Jantar – Hotel em Cartagena das Índias;

   Visita técnica ao Canal de Miraflores/Panamá, com taxas de ingresso;

- Seguro viagem durante todo o período da viagem;

- Guia de viagem da agência em todo o roteiro;

        Agência Oficial do Evento

        Voucher Operadora de Turismo

Av. Princesa Isabel, 729 – Bairro Santa - Porto Alegre/RS
Fone/Fax: (51) 3232.4288 / 3017.1777 0800.6014288
Email: moacir@voucherturismo.com.br
Contato: José Moacir de Oliveira Junior ou Vinícius Aragonez

Informações para a viagem:
Passaporte válido até 6 meses antes da viagem
Sem necessidade de visto

Financiamento:
Entrada de 30% + taxas de embarque e saldo financiado em 6 x sem juros no cartão de crédito Visa ou Mastercard, boleto bancário ou cheque. 

 Valor do Pacote de viagem:

 A partir de U$ 1.315,00 + taxas de embarque

 Valores de retorno a partir de Cartagena e extensões, consultar a agência 

 

SOMENTE PACOTE TERRESTRE (SEM O AÉREO) 

U$ 862,00 + TAXAS (preço por pessoa, em apartamento duplo) 

O Pacote terrestre inclui:

- Hotel na Cidade de Cartagena das Índias (05 pernoites), com café da manhã e txs hoteleiras;

- Hotel na cidade do Panamá (3 pernoites) com café da manhã e txs hoteleiras;

- Transfers aeroporto – hotel – aeroporto em Cartagena das Índias e Panamá ;

- Deslocamentos internos:
   Visita guiada a cidade de Cartagena das Índias;

   Hotel- Universidade – Hotel nos dias do evento (dias 17, 18 e 19 de novembro);

   Hotel – Local do Jantar – Hotel em Cartagena das Índias;

   Visita técnica ao Canal de Miraflores/Panamá, com taxas de ingresso;

- Seguro viagem durante todo o período da viagem;

- Guia de viagem da agência em todo o roteiro;

 

 

Fale Conosco

Contato

Fone

+55 51 3014 4702

Secretaria

Instituição no Rio Grande do Sul, Brasil
Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul
Rua Marcílio Dias, 1030 / Menino Deus
Porto Alegre / RS / CEP: 90130.000
Fone: (55) 51 3014.4701 / Fax: (55) 51 3231.6652
gerex@crars.org.br; eventos@crars.org.br / www.crars.org.br